-
Cuca Deixa O Corinthians Após Pressão Externa
-
Condenação antiga de Cuca pesou e o técnico decidiu abandonar o cargo
- Por Anderson Santos
- 27/04/2023 20h21 - Atualizado há 1 ano
A classificação na noite ontem não foi suficiente para permanência do técnico Cuca. Após pressão da torcida, o treinador deixou o Corinthians na noite desta quarta-feira (27).
A crítica externa tem relação com uma condenação por violência sexual em 1987, na Suíça.
A investigação sobre Cuca é antiga, mas voltou a ganhar repercussão após o caso de Daniel Alves, que foi acusado de estupro na Espanha em 2022. Além disso, tem a condenação do jogador Robinho, por crime de mesma natureza.
Antes de se apresentar ao Corinthians, o técnico declarou que é inocente e que nada tinha feito na época.
O Que Cuca Fazia Na Suíça?
Cuca na época em que jogava pelo Grêmio — imagem: reprodução
Na época do crime Cuca ainda era jogador do Grêmio e o clube estava fazendo uma excursão na Europa.
Foi na Suíça que Cuca e mais três companheiros de equipe foram presos sob alegação de abusarem sexualmente de uma menina de 13 anos.
Eles ficaram detidos em Berna por quase um mês e retornaram ao Brasil após serem soltos.
Qual Foi A Condenação?
Dois anos depois, em 1989, a Justiça da Suíça concluiu o julgamento. Cuca e outros dois jogadores foram condenados a 1 ano e 3 meses de prisão por atentado ao pudor com uso de violência.
O terceiro jogador envolvido foi absolvido da acusação de atentado ao pudor, mas foi condenado por atentado ao pudor.
Cuca e seus companheiros não cumpriram a pena, que prescreveu em 2004.
De acordo com o departamento jurídico do Grêmio, apenas um dos envolvidos teve relação consentida com a menor, ato considerado como estupro presumido segundo a lei suíça.
Na legislação brasileira também não há possibilidade de consentimento com menor de 14 anos.
Declarações De Cuca
Em entrevista, Cuca comentou sobre o caso antes de se apresentar no Corinthians.
"Nós iríamos jogar uma partida, subiu uma menina ao quarto, o quarto era o que eu estava junto com outros jogadores. Era um quarto duplo. Essa foi a minha participação nesse caso. Eu sou totalmente inocente, eu não fiz nada", disse Cuca.
"As pessoas falam que houve um estupro, houve acho que um ato sexual a vulnerável. Essa foi a pena dada. A gente vê e ouve um monte de coisas que são inverdades, chegam a ofender", complementou.
Ainda nesta entrevista, ele afirmou que não soube do julgamento e que não foi apontado pela vítima.
"O nosso erro, o meu erro foi não ter me defendido. Primeiro, eu não tinha dinheiro para me defender. Segundo, eu nem soube que tinha sido julgado. Nós ficamos lá para averiguação. Se a vítima disse que eu não estava e eu juro por Nossa Senhora, que eu amo, que eu não estava, como é que eu posso ser condenado pela internet?", questionou ele.
O Que Diz A Defesa Da vítima?
De acordo com informações do UOL, o advogado que representou a menina e sua família negou a versão de Cuca. Ele declarou que a menina reconheceu Alexi Stival (Cuca) como um dos estupradores e que o técnico foi condenado por ter relações sexuais com menor de idade.
Demissão
Cuca não passou uma semana no Corinthians. O técnico, que estreou no último domingo (23) teve a passagem mais curta da sua carreira.
Após a classificação do Timão diante do Remo, na Copa do Brasil, o ex-técnico disse que não saiu por vontade própria, mas que foi um pedido da família.